sábado, 16 de novembro de 2013

Registro do cometa C/2012 S1 ( ISON )


 Na madrugada de hoje, 16, consegui um novo registro de um novo cometa, o tão comentado ISON.
Pra conseguir uma captura deste corpo celeste não foi tarefa fácil, até porque, quanto mais próximo o objeto estiver da linha do horizonte, mais difícil será. Como se esse não fosse só o problema, o Sol está perto de nascer...

Nesta noite tive problemas e atrasos.
Após estar fazendo frames do cometa Lovejoy, mudei de alvo, justamente porque o dia já estava amanhecendo e eu queria pegar algum registro do ISON.
 Meu problema foi exceder o tempo limite com o Lovejoy. Eu demorei bastante para apontar para o ISON.

Após mudar, tive que reajustar o telescópio para uma melhor posição para o cometa, pois o alinhamento com o uso do Stellarium não é 100% preciso.

Após achar o cometa, tive que calibrar o AutoGuidr, essa etapa me fez perder muito tempo, e o dia já estava amanhecendo.
Após uma demora absurda ( o AutoGuider demora cerca de 2 minutos para calibrar ) que levou uns 7 minutos, consegui fazer o primeiro frame do cometa. O frame saiu ótimo, mas o próximo apresentaria problemas, o fundo claro no frame.
 Como se já não bastasse os problemas, nuvens entraram na frente do ISON fazendo o AutoGuider ter problema na guiagem e o frame sair em péssimo estado.
 Infelizmente, de alguns frames, só um ficou bom, tive que fazer de tudo para fazer com que esse frame salvasse minha noite.
Fui um grande processamento para tirar o ruído da imagem, deixar o fundo mais escuro, realçar as estrelas e fazer com que a calda do cometa fosse mais visível...
Por fim, consegui um bom resultado, elogiado por muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário