sábado, 13 de abril de 2013

Primeiras fotos, e processamentos em DSOs

      Olá pessoal, boa noite!
      Na madrugada passada, puder fazer minhas primeiras e verdadeiras fotos de DSOs, e começar a testar pra valer os equipamentos.
     O tempo ainda estava um tanto nebuloso... Havia poucas nuvens, havia algumas estrelas visíveis, mas mesmo assim, as nuvens eram minha pedra no caminho...
     Enquanto conversava com amigos na internet, vigiava ao mesmo o tempo o céu, na esperança de uma melhora, e eu estava certo de que iria melhorar...
     Pouco depois das 23 horas, vi que o tempo tinha mudado... Peguei minha camera, meu pequeno tripe e fui para o terraço...
     Comecei a fazer os testes da camera, para onde apontar e sobre qual seria a velocidade e o ISO, usando um pequeno tripé para a camera.

    As fotos foram tiradas por uma Canon EOS 400D, camera fixa e também com acompanhamento pela montgem HEQ5.
   
     Meu primeiro alvo foi o grupo de estrelas da região da constelação Carina ( Quilha ).
    
Camera Canon EOS 400D
Exposição : 10 Segundos
ISO : 1600
Comprimento Focal : 35mm
Tempo Total : 1:30 minuto - 9x10




     Depois de fazer belas fotografias, eu fui para a região de Crux ( Cruzeiro do Sul ), mati o mesmo setup da camera.
Camera Canon EOS 400D
Exposição : 10 Segundos
ISO : 1600
Comprimento Focal : 35mm
Tempo Total : 1 minuto - 6x10


     Meu próximo alvo foi as constelações de Scorpius ( Escorpião ) e Sagittarius ( Sagitário ), ainda usando o pequeno tripé com base para a camera, permaneci o setup anterios das outras fotos.
Camera Canon EOS 400D
Exposição : 10 Segundos
ISO : 1600
Comprimento Focal : 35mm
Tempo Total :  50 Segundos - 5x10


     Com o tempo limpo até o momento, rapidamente eu fui pegar minha montagem HEQ5 e colocar ela em funcionamento.
     Como tenho marcado no chão do quintal os pontos cardeais e sua derivações, eu apenas coloquei os pés do tripé nas marcas, e tudo pronto.
     Utilizei o anel do telescópio ( Sem o tubo ), usei como PiggyBack.
    
A camera em cima do anel do tubo óptico, em PiggyBack



     Depois de deixar a montagem toda alinhada, fui as praticas mais avançadas.
     Meu alvo foi a constelação de Sagittarius ( Sagitário ), em longa exposição, ajustes no ISO e com uma montagem computadorizada.

Camera Canon EOS 400D
Exposição : 120 Segundos
ISO : 400
Comprimento Focal : 35mm
Tempo Total : 12 mnutos - 6x120



Camera Canon EOS 400D
Exposição : 120 Segundos
ISO : 400
Comprimento Focal : 35mm
Tempo Total : 12 mnutos - 6x120

     Próximo alvo foi o aglomerado  de M7, entre a contelação de Scorpius ( Escorpião ) e Sagittarius ( Sagitário )
Camera Canon EOS 400D
Exposição : 90 Segundos
ISO : 400
Comprimento Focal : 55mm
Tempo Total : 6 Minutos - 4x90

   
     Meus próximo alvo, foi pegar a grande parte da constelação de Sagittarius ( Sagitário ), nota-se acima que, as nebulosas de Trífida ( M20 ) e Laguna ( M8 ), são visíveis, mas sem suas cores populares.

Camera Canon EOS 400D
Exposição : 30 Segundos
ISO : 800
Comprimento Focal : 39mm
Tempo Total : 6 Minutos - 12x30


   E para finalizar este belo trabalho, nada melhor que uma fotografia do centro de nossa casa, nossa galáxia, a Via Lactea!


Camera Canon EOS 400D
Exposição : 15 Segundos
ISO : 800
Comprimento Focal : 21mm
Tempo Total : 2 Minutos - 8x15

Tenham todos uma ótima semana e espero que tenham gostado!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito boas imagens. Qual foi o software usado para empilhamento?
    Ainda não tive céu decente para colocar a minha nova Canon T3i em ação para valer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Zeca!
      Pra empilhamento, usei o Deep Sky Stacker.
      O tempo não anda favorável esse mês... rs
      Boa sorte!

      Excluir